Numa abordagem resumida dos contornos da Idade Média, não há como precisar nem os limites cronológicos, nem os territoriais desse importante e mal compreendido período histórico. Mal compreendido por ser normalmente qualificado como um período de trevas e obscurantismo quando, na verdade, foi um marcante momento de intensa e profunda reflexão sobre as questões atinentes à natureza do homem.
Há a equivocada idéia, oriunda de interpretações feitas da realidade dessa época, de que a filosofia era e ainda é serva da teologia ou que ambas são a mesma coisa. Percebe-se que, no esforço de associar a filosofia da época medieval exclusivamente com a teologia dominante no período - que é a cristã - acaba-se desconsiderando, nesse contexto, as ricas contribuições filosóficas tanto do pensamento judeu, quanto árabe e da tradição grega.
A verdade é que filosofia não é teologia, embora a teologia não prescinda da filosofia. Ambas não se confundem, embora haja entre elas uma intersecção evidente. Isto porque a razão filosófica presta importante serviço à teologia, embora ela não exista exclusivamente para dar suporte às indagações de cunho teológico.
Razão filosófica e revelação teológica são conceitos que integram universos distintos. Na busca por alcançar a compreensão dos dados da revelação, a teologia aplica a dialética racional aos critérios e fundamentos da fé, atividade tipicamente filosófica. A razão reforça a argumentação teológica por meio da dialética filosófica.
Nesse sentido, portanto, a filosofia é colaboradora da teologia, embora isso não signifique afirmar que a filosofia tenha qualquer relação direta com revelação. Revelação é produto da teologia. A razão, da filosofia. Na Idade Média a filosofia era estudada por filósofos e não por teólogos. São vertentes distintas do conhecimento, quer fruto da razão, quer da revelação.
Portanto, sobre a relação entre a filosofia e a teologia no medievo, podemos concluir que é impossível separá-las e é inegável a íntima relação entre ambas, embora não devam jamais ser confundidas.
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