Pular para o conteúdo principal

As Áreas da Filosofia

A divisão das disciplinas filosóficas é feita tomando-se por base o tipo de assunto a que se dedicam: são elas a metafísica, a filosofia crítica, a epistemologia, a filosofia política e a estética.

Sobre a metafísica, especificamente, consiste esta na área da filosofia que se preocupa com as questões envolvendo a natureza da realidade, do ser e da existência. Aristóteles chamava a metafísica de “filosofia primeira”, justamente por ela se ocupar das causas mais elementares da origem de tudo. Equiparava-a, também, a um tipo de ciência de Deus, que perscruta o ser, a existência, o divino, a alma, o espírito.

Há quem advogue a exclusão da metafísica do rol das disciplinas filosóficas, por acreditar que ela não pode ser considerada um estudo crítico dos conceitos científicos e da vida prática. Nesse contexto, é certo que, mesmo na metafísica, deve-se partir das premissas do senso comum e das demais ciências. Por outro lado, também é verdade que premissas metafísicas podem ser encontradas em todas as áreas do conhecimento e até mesmo a física, considerada pelos positivistas lógicos o modelo de ciência, tem proposições metafísicas. Note-se, portanto, que não é possível separar a filosofia crítica da metafísica; nem a metafísica da epistemologia.

Da mesma maneira, há forte interligação entre a metafísica e a ética. Questões como o aborto, a eutanásia e as manipulações genéticas são problemas éticos, os quais, necessariamente, serão confrontados com questões metafísicas decorrentes da idéia de Deus e da moral divina. Questionamentos como “O que Deus pensaria dessa ação?” ou “O que é certo e o que é errado?” são questões típicas da ética que buscam na metafísica premissas para suas conclusões.

Ainda, podemos identificar uma estreita relação entre a ética e a filosofia política. A interação dessas duas disciplinas é percebida nas contrapostas teorias clássicas da filosofia política. De um lado, o pensamento de Aristóteles, para quem a política pode ser vista como uma continuação da ética. Para ele, as normas morais e as práticas políticas relacionam-se diretamente e é defensável a regulação ética da política.

Diferentemente de Aristóteles, Maquiavel defendia que as regras da política não se identificam necessariamente com a ética comum, haja vista que a prática política tem por fim a manutenção do Estado e, para cumprir tal mister, os fins justificam os meios.
Na estética, o principal questionamento cinge-se em torno da indagação “O que é belo e o que é feio?”. Na metafísica encontram-se alternativas para responder a essas perguntas. Uma delas é a teoria da imitação, que tem suas raízes na perspectiva de Platão do mundo das idéias.

Esses são alguns exemplos da interdependência das disciplinas filosóficas, o que demonstra que sua divisão em áreas não se pretende estanque. Os assuntos afetos à filosofia se interagem, se misturam e se complementam. A filosofia é, portanto, um todo indissociável. E a metafísica é o estudo daquilo que antecede, pressupõe e estrutura vários fundamentos dos outras disciplinas filosóficas, bem como das demais ciências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pensadores da Antropologia Filosófica

Com o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, o cenário político modificou-se da centralização dos feudos para a descentralização em Estados Nacionais. O progresso despontava e a divulgação do pensamento e do conhecimento tornava-se cada vez mais evidente. Surge um novo ambiente para o desenvolvimento de uma nova visão antropológica manifestada nas mais variadas correntes de pensamentos defendidas pelos grandes nomes da filosofia mundial da Idade Moderna. Descartes, considerado o marco do pensamento antropológico que inaugura a Idade Moderna, enxergava ser possível, ao contrário de Montaigne, a existência de verdades absolutas. Para Montaigne, o conhecimento era impossível de ser apreendido tendo em vista o relativismo. Cada ser humano desenvolvia-se em um cenário cultural e histórico diferente, sendo impossível elaborar uma tábua de valores que fosse aplicável a todos os homens em todas as épocas, motivo que inviabilizava a elaboração de qualquer conhecimento que pretendesse s

Metafísica e Ciência

A frase de Descartes "Os corpos não são conhecidos a partir do fato de que eles são vistos ou tocados, mas sim apenas porque são entendidos" explicita o paradigma racionalista. O racionalismo advoga que a razão sobrepõe-se aos sentidos na construção do entendimento sobre a realidade. "Ver" e "tocar" são aptidões dos sentidos e, segundo os racionalistas, não são capazes de construir um conhecimento exato sobre o mundo exterior. Contrários a essa temática de Descartes e de outros pensadores racionalistas, os empiritas defendem que os sentidos - e não a razão - são as ferramentas do homem para assimilar o conhecimento sobre o mundo exterior. A mente é uma tábula rasa, que vai sendo pintada na medida em que o homem apreende a realidade externa com o uso que faz dos sentidos. Qualquer desses dois grandes paradigmas filosóficos implica o enfrentamento de várias questões metafísicas tais como "O que é o conhecimento?", "O que se conhece de fato?&qu

O Iluminismo e a Educação

O Iluminismo, movimento que transformou a visão antropológica do mundo na Idade Moderna, encontrou espaço para aflorar em razão da modificação do cenário político europeu da época. A necessidade iminente de progresso em todas as direções, a crise religiosa e a descrença no poder da Igreja minaram o feudalismo e forçaram a descentralização da Europa em Estados Nacionais. A classe burguesa movimentava o comércio e a economia exigia uma mudança de mentalidade antropológica. O homem, antes servo do senhor feudal, limitado, impossibilitado de gerar riqueza e girar capital por conta própria, agora ganhava uma nova roupagem dentro do Iluminismo. O homem passou a ser o centro dessa nova concepção antropológica e a razão seu principal instrumental para impulsionar o progresso. As pntecialidades do homem precisavam ser incentivadas. A ciência despontava, as invenções precisavam de mentes preparadas. Por essa razão, a educação foi fortemente incentivada nesse momento histórico. É por meio dela qu