O papel da filosofia da educação é fomentar a reflexão crítica sobre o processo educativo, suas variáveis e contextos, as práticas de ensino, a mentalidade do professor e a realidade do aluno. É essa reflexão crítica que vai possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e a realização da transformação social proposta pela educação.
Como dizia Paulo Freire, a educação é um ato político. A filosofia oferece o substrato crítico para as ações políticas. Educar é orientar a ação política em prol de um determinado objetivo. E o objetivo da educação é a transformação da sociedade para melhor.
É inegável que faz-se necessária a conscientização do aluno para que deixe de ser mero receptor do conhecimento e passe a integrar de maneira ativa e eficaz o processo de aprendizagem, visando a troca de informações e experiências com os professores e o exercício da capacidade reflexiva. Educar não é apenas responsabilidade do professor, mas do indivíduo que se dispõe a aprender. Educar é uma via de mão dupla. É troca, é parceria, é união de forças em prol de um objetivo social mais amplo. Educar é transformar a sociedade, transformando primeiramente o indivíduo, quer aluno, quer professor.
Por essa razão, convém que professores e alunos sejam parceiros e aprendam um com o outro a melhor maneira de alcançar as metas pretendidas pelo ato de educar.
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