O pragmatismo é uma corrente de pensamento voltada para a conceitar e caracterizar uma concepção específica de educação.
Para o pragmatismo, a educação tem caráter social. Ela deve primar pela multiplicidade de possibilidades de conhecimento e aprendizado, de modo a permitir a implementação de práticas inclusivas que prezem pela diversidade e pluralidades de conceitos e idéias.
Segundo o pragmatismo, não deveria - nem pode haver - currículos estanques e práticas educativas inalteráveis, dada a necessidade de adaptação da educação ao contexto cultural e temporal do homem e dada a própria mutabilidade do ser humano.
Na educação deve ser levado em conta o ambiente cultural e histórico em que está inserido o aluno e as suas múltiplas variáveis.
O pragmatismo é anti-funcionalista. Para ele o conhecimento é resultado do hábito e da prática. Considera, ainda, a própria estrutura biológica e mental do ser humano e a capacidade de interação que possibilitam o diálogo e as trocas cognitivas necessárias para o aprendizado.
Para o pragmatismo uma sociedade só pode ser democrática com base na concepção da educação social e inclusiva. A sociedade democrática é, de outra parte, essencial para a construção da perspectiva pluralista, inclusiva e multifacetada da educação.
Comentários
Postar um comentário